Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

04.05 – GIRO DE NOTÍCIAS – 10H

Por Toni Casagrande. Publicado em 04/05/2017 às 12:50. Atualizado em 18/07/2018 às 17:59.

Uma grande área de instabilidade está cruzando o paraná nesta quinta feira. Ela já provocou chuva em toda a metade oeste do Estado e deve atingir todas as outras regiões ainda hoje. Por causa do tempo fechado, as temperaturas não sobem muito hoje. Máximas de 19ºC em Ponta Grossa e Guarapuava; 20ºC em Curitiba e Telêmaco Borba; 24ºC em Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá; 25ºC em Paranaguá e 30ºC em Paranavaí

Cerca de 600 policiais trabalham desde o começo do dia na reintegração de posse do Jardim Gramado, em Cascavel. A área foi ocupada há mais de 18 anos. Desde então foram realizadas duas tentativas de reintegração, uma no ano 2000 e outra, no ano passado. Aproximadamente 200 famílias foram realocadas em uma área na região sul da cidade. As cerca de 40 famílias que  ainda moram no local estão sendo retiradas. Para as pessoas que não tem novo local para morar, a prefeitura de Cascavel ofereceu abrigo em ginásio de esportes.

O texto-base da reforma da Previdência foi aprovado no final da noite na comissão especial da Câmara. Depois de muitas mudanças, o parecer do relator Arthur Oliveira Maia (PPS-BA) foi aprovado por 23 votos a favor e 14 contra.  Pouco depois da aprovação, o auditório onde os deputados estavam, foi invadido por um grupo agentes penitenciários. Eles protestavam contra a idade mínima exigida para a aposentadoria. A categoria quer reduzir a idade para conseguir o benefício de 65 para 55 anos, mas não foi atendida. Depois de muita confusão, os manifestantes foram retirados do local.

A Polícia Federal cumpriu, agora de manhã, 16 mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e cinco mandados de condução coercitiva nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. É a 40ª fase da Operação Lava Jato, chamada de Operação Asfixia. Segundo a PF, a operação está relacionada com a investigação de empresas e sócios, acusados de participar de um esquema de repasses ilegais para funcionários da Petrobras.  Os presos serão encaminhados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.