Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

04.08 – CONTAS PÚBLICAS – Com TJ e TRE, TCE-PR debate a Lei da Improbidade Administrativa

Por Toni Casagrande. Publicado em 04/08/2017 às 15:11. Atualizado em 18/07/2018 às 17:45.

Até a próxima segunda-feira (7 de agosto), a Escola de Gestão Pública (EGP) recebe inscrições para debate sobre a Lei da Improbidade Administrativa. Com apoio do Tribunal de Justiça (TJ-PR) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), o evento será realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) nos dias 8 e 9 de agosto, das 9h às 17h, no auditório da corte de contas, em Curitiba. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na aba da EGP, no portal do Tribunal na internet.

Na terça-feira (8), a palestra de abertura do evento será realizada pelo juiz substituto de segundo grau do TJ-PR Rogério Ribas, que conceituará as noções básicas da Lei da Improbidade Administrativa (Lei Complementar nº 8.429/1992). Nesse dia também ocorrerão palestras do conselheiro Ivan Bonilha e do coordenador de execuções do TCE-PR, Marcelo Lopes, respectivamente, sobre os elementos para definição de vícios insanáveis nas decisões do TCE-PR e a lista de agentes públicos com contas irregulares enviada pela corte ao TRE em anos de eleições.

No último dia, o professor de Processo Civil Luiz Fernando Casagrande Pereira apresentará as noções básicas da Lei da Inelegibilidade (Lei Complementar nº 64/1990). Por fim, o presidente do TRE-PR, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, abordará o impacto da Lei da Improbidade na Justiça Eleitoral. O público-alvo do evento é formado pelos servidores do TCE, do TJ e do TRE paranaenses.