Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

06.03 – GIRO DE NOTÍCIAS – 10H

Por Toni Casagrande. Publicado em 06/03/2018 às 12:54. Atualizado em 18/07/2018 às 17:19.

O tempo fica um pouco mais firme hoje, mas ainda faz calor e há a possibilidade de chuva. Durante a tarde, as pancadas podem ser fortes, mas deve ser mais isoladas e rápidas que nos últimos dias.  As temperaturas seguem altas, principalmente no interior. Máximas de 28ºC em Ponta Grossa e Curitiba; 29ºC em Cascavel e Francisco Beltrão; 30ºC em Paranaguá e Campo Mourão; 31ºC em Arapongas, Londrina e Maringá; 32 ºC em Foz do Iguaçu e Jacarezinho e 33ºC em Umuarama.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso determinou a quebra do sigilo bancário do presidente Michel Temer. A decisão se refere ao inquérito que investiga se houve irregularidades na edição de uma medida provisória do setor portuário. Essa é a primeira vez que um presidente do país tem os seus dados financeiros abertos por decisão da justiça durante o exercício do mandato. O presidente Temer informou que pediu ao Banco Central acesso aos extratos das contas bancárias que tiveram o sigilo quebrado e prometeu divulgar as informações à imprensa.

Os contratos entre governo e concessionárias de pedágio do Paraná não serão renovados. A informação é do Ministério dos Transportes. As seis empresas, que estão no estado desde 1997, devem devolver o controle das rodovias federais em 2021, quando vencem os contratos. Com isso a responsabilidade pelas estradas volta a ser só do governo federal. O Ministério dos Transportes informou que já estuda um novo programa de concessões, administrado pela União. A decisão foi anunciada poucos dias depois dos contratos de concessão entrarem na mira da Operação Lava Jato.

O Ministério Público do Paraná entrou com um recurso pedindo o aumento da pena do ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho. Ele foi condenado a nove anos e quatro meses de prisão por duplo homicídio com dolo eventual pelas mortes de Gilmar Rafael Souza Yared e Carlos Murilo de Almeida. Apesar de condenado, Carli Filho segue em liberdade até que o TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná) julgue todos os recursos. Caso a pena seja confirmada, o ex-deputado deve ser imediatamente preso. A defesa também vai recorrer da decisão do Tribunal do Júri.