Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

12.07 – GIRO DE NOTÍCIAS – 16H

Por Toni Casagrande. Publicado em 12/07/2017 às 16:31. Atualizado em 18/07/2018 às 17:49.

A massa de ar frio mantém o tempo aberto e sem chuva em todo o Paraná, amanhã, quinta-feira.  Há a previsão de nevoeiro e frio nas primeiras horas do dia nas regiões centro-sul e leste. Em todo o Estado, o ar seco mantêm os níveis de umidade relativa do ar baixos, principalmente durante a tarde. Mínimas previstas para amanhã:  6ºC em Telêmaco Borba e Jaguariaíva; 8ºC em Palmas, Guarapuava, União da Vitória e Curitiba; máximas de 25ºC em Campo Mourão e Londrina; e 27ºC em Foz do Iguaçu e Paranavaí.

O Batalhão de Polícia Ambiental descobriu um desmatamento de Araucárias, na localidade de Sumira, na cidade de Rebouças, região central do Estado. A equipe chegou até a área após uma denúncia. Segundo os policiais, nove pinheiros e duas árvores nativas estavam dentro de uma área de preservação permanente, nas margens de um córrego. A extração irregular aconteceu em duas áreas. Além do corte das árvores, também foi aberta uma estrada para o transporte das toras. A araucária é uma espécie nativa ameaçada de extinção, e o corte é proibido.

Mais de um terço dos registros de mortes no Paraná têm problemas. A Secretaria de Estado da Saúde tenta mostrar aos médicos e outros profissionais de saúde a importância de preencher corretamente a declaração de óbito. O objetivo é reduzir as inconsistências nos documentos. Em 2017, das 32 mil declarações recebidas pela Secretaria, 34,9% apresentaram problemas. A falha mais comum é na informação da causa da morte. Segundo a Secretaria, o dado é importante por que serve de base para as estatísticas de epidemias.

O Conselho Diretor da Anatel decide, nos próximos dias, quando as operadoras devem começar o processo de bloqueio dos telefones irregulares no Brasil. A previsão inicial da Anatel era fazer o cancelamento a partir de outubro, mas operadoras pediram mais prazo. Todos os celulares sem certificação da Anatel e sem Imei válido devem ser bloqueados. O Imei é uma sequência de números que identifica o celular internacionalmente. O Sindicato das operadoras estima que cerca de 1 milhão de aparelhos irregulares entrem no Brasil todo mês.