Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

13.07 – GIRO ESPORTIVO

Por Toni Casagrande. Publicado em 13/07/2018 às 15:29. Atualizado em 18/07/2018 às 16:58.

A Fifa divulgou que o trio de arbitragem responsável pela decisão da Copa do Mundo é argentino. O árbitro Néstor Pitana já foi o dono do apito nos jogos de França x Uruguai, Croácia x Dinamarca, México x Suécia e Rússia x Arábia Saudita.  A final entre França e Croácia será neste domingo, ao meio dia, em Moscou.

Analisando a final do mundial, a seleção francesa é colocada como a grande favorita para o confronto com a Croácia. A equipe tem pontos fortes no ataque, com as movimentações de Griezmann e Mbappé e criação de Pogba. Mas a consistência defensiva da França tem sido o destaque, as próprias estatísticas comprovam isso.  Em quatro dos seis jogos na Copa, a França não tomou gols, três gols de defensores, marcados nas fases eliminatórias, foram fundamentais para o time chegar à final, alguns dos principais astros da Copa do Mundo sucumbiram à marcação francesa, como Messi (Argentina), Suárez (Uruguai), Hazard e De Bruyne (Bélgica).

A equipe da Croácia vem de três prorrogações consecutivas e chega a final demonstrando muita garra. Os croatas corriam em 2017, o risco de nem se classificarem para a Copa do Mundo e chegam pela primeira vez em sua história na final. O treinador Zlatko Dalic montou uma equipe que teve exibições brilhantes durante a copa, como a vitória por 3×0 sobre a Argentina na fase de grupos. Os croatas chegam a final, sem favoritismo, mas eles sabem que tem uma equipe que pode chegar longe. Neste domingo, além de consistência na defesa, o time da Croácia precisa que seus principais jogadores, Rakitic e Modric tenham boas performances no meio campo e precisa da pontaria afiada de Mandzukic e Perisic. Para que assim, possam sair de Moscou no domingo, como campeões do mundo.

Morreu na tarde desta quinta-feira, Nélio Naja de 65 anos, que foi o principal introdutor do muay thai no Brasil, estilo que consagrou nomes como Anderson Silva no MMA. Naja vivia isolado e esquecido na cidade de Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, em uma casa de escombros construída por ele mesmo. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, seu corpo foi encontrado em sua casa e a morte teria ocorrido por causas naturais.

O Avaí levou a melhor sobre o Londrina e venceu fora de casa por 2 a 1. O Londrina novamente teve muitos problemas na defesa e permanece em 13º lugar com 17 pontos. O próximo compromisso do Tubarão agora será no dia 19 de julho, 19h15, contra o Criciúma fora de casa.