Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

16.04 – GIRO DE NOTÍCIAS – TARDE

Por Toni Casagrande. Publicado em 16/04/2018 às 16:14. Atualizado em 18/07/2018 às 17:12.

A frente fria ainda está sobre o litoral da região Sudeste, muito próxima ao Paraná. Por causa disso, nesta terça-feira, os ventos que sopram do oceano ainda  trazem a umidade do Mar para o continente. Isso ainda mantém o tempo encoberto e com chuviscos entre a grande Curitiba e as praias, durante todo o dia. As temperaturas seguem mais baixas dos Campos Gerais até o litoral. No interior do Estado, o Sol predomina, com temperaturas mais altas à tarde. Mínimas 11ºC em Guarapuava e Ponta Grossa e 12 ºC em Curitiba; máximas de 25 ºC em Telêmaco Borba, Pato Branco e Paranaguá; 26 ºC em Cascavel, Campo Mourão e Londrina; 27 ºC Maringá e Jacarezinho; 28 ºC em Foz do Iguaçu.

Dois presos da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão (PEFB), no sudoeste do Paraná, quebraram uma viga de concreto e conseguiram fugir. Um dos agentes penitenciários cegou a acionar o alarme da prisão, mas não foi o suficiente. Dois presos foram capturados, mas outros dois conseguiram escapar usando cordas improvisadas. Os dois presos cumpriam pena por assassinato. A Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão não está lotada. A unidade tem capacidade para 1.160 presos e atualmente abriga 1.155.

Um novo pacote de medidas de combate à corrupção, elaborado pela Transparência Internacional e pela Fundação Getulio Vargas está aberto para receber sugestões da população. As medidas são baseadas em regras de 100 países e podem ser consultadas na plataforma Wikilegis no site da Câmara dos deputados.  São mais de 80 sugestões, como emendas constitucionais e projetos de lei. Entre as propostas estão a redução do foro privilegiado, criminalização do caixa 2 de campanhas eleitorais, e a criação de um Sistema Nacional de Combate à Corrupção.

A Caixa Econômica Federal anunciou, hoje, a redução nas taxas de juros do financiamento imobiliário.  . No caso de imóveis dentro do Sistema Financeiro de Habitação, a queda nos juros chega a 1,25%. As taxas mínimas passaram, de 10,25%  ao ano,  para 9% ao ano. Além de diminuir os juros, a CAIXA também melhorou as condições no financiamento para pessoas físicas. O limite do valor de financiamento dos imóveis usados subiu de 50% para 70%. A expectativa é de que as medidas possam aquecer o mercado imobiliário.