Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

16.05 – GIRO DE NOTÍCIAS – 10H

Por Toni Casagrande. Publicado em 16/05/2017 às 12:49. Atualizado em 18/07/2018 às 17:57.

Tempo ensolarado em quase todo o Paraná nesta terça feira. Apenas na faixa que vai das praias até a Serra do Mar, o tempo fica mais fechado e com a possibilidade de chuviscos ocasionais. As temperaturas ficam mais baixas, especialmente centro-sul, Campos Gerais e na grande Curitiba. As máximas não passam dos 19ºC em Curitiba e união da Vitória; 23ºC em Francisco Beltrão e Jacarezinho; 24ºC em Cascavel, Campo Mourão, Paranaguá e Londrina; e 26ºC em Foz do Iguaçu e Paranavaí.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi indiciado por crime de corrupção passiva por suposta participação na venda de uma medida provisória para as montadoras de veículos. Para a PF, o ex-presidente e mais 12 pessoas, incluindo ex-ministros e empresários, participaram do esquema criminoso. O resultado foi a edição da Medida Provisória 471. Ela estendia incentivos fiscais a montadoras e fabricantes de veículos. Lobistas das montadoras teriam repassado ao PT cerca de R$ 6 milhões. Em nota, a defesa de Lula repudiou “toda e qualquer ilação” do envolvimento ex-presidente com atos e ilícitos. O relatório da PF segue para análise do Ministério Público, que pode ou não oferecer denúncia à Justiça.

O ataque de hackers a computadores de todo o mundo prejudica o atendimento do INSS no Paraná. Em Curitiba e em cidades da região central e dos Campos Gerais, o atendimento foi prejudicado. O INSS ainda não informou quantas e quais agências foram atingidas no estado. O ataque foi feito por um vírus de resgate. Ele embaralha os arquivos do computador e impede o funcionamento. Para recuperar o sistema, a vítima precisa fazer um pagamento em moeda virtual. O golpe atingiu computadores em 150 países durante o final de semana.

Uma mulher de 21 anos foi presa com 29 quilos de maconha em um ônibus em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba,. A droga estava embrulhada em preservativos para disfarçar o cheiro e escondida mo fundo falso de uma mala. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a mulher estava em um ônibus que seguia de Curitiba para São Paulo e foi detida em flagrante em um posto de fiscalização na BR-116.