Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

16.12 – GIRO DE NOTÍCIAS – 10H

Por Toni Casagrande. Publicado em 18/12/2017 às 11:23. Atualizado em 18/07/2018 às 17:27.

A frente fria segue sobre o Oceano, na altura do Sul do país. Por causa disso, há a possibilidade de chuva pela manhã no sul do Estado. No restante do Paraná, o tempo fica abafado, e a instabilidade aumenta à tarde. O risco de temporais é maior nas regiões Oeste, Noroeste e Norte, onde faz mais calor. Na grande Curitiba e no litoral não faz tanto calor, mas também pode chover. Máximas para hoje: 26ºC em Curitiba e Rio Negro; 28ºC em Guarapuava, Paranaguá e Ortigueira; 31ºC em Francisco Beltrão e Cascavel; 32ºC em Arapongas, Londrina e Maringá; e 33ºC em Foz do Iguaçu e Jacarezinho.

Os temporais deste final de semana provocaram estragos no Oeste, além de  destelhar casas e derrubar árvores em cidades do noroeste do estado. Em Maringá, a Defesa Civil contabilizou 20 ocorrências,mas ninguém se feriu. Na PR-182, entre Porto Rico e Paranavaí, uma árvore caiu no meio da pista e bloqueou os dois sentidos da rodovia. Motoristas que estavam no local ajudaram a retirar o eucalipto da estrada. Outra árvore caída bloqueou a entrada de Querência do Norte, também no noroeste. A Defesa Civil foi acionada para liberar o acesso à cidade.

No Oeste, o vento derrubou a estrutura metálica montada para um festival musical, o River Games Festival, em Santa Terezinha de Itaipu. De acordo com a Defesa Civil, antes que o vento atingisse a região, o local foi esvaziado e ninguém ficou ferido. A prefeitura informou que o Terminal Turístico Alvorada vai ficar fechado durante três dias. Neste período, será feita a manutenção e limpeza do local. O terminal  será reaberto ao público, na próxima quinta-feira.

A temporada de verão começou trágica no Paraná. Nas duas primeiras semanas de dezembro foram registrados 38 afogamentos e 12 mortes. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento é assustador. Nos primeiros 15 dias de dezembro de 2016 foram nove casos de afogamentos e nenhuma morte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o principal motivo para isso é a imprudência dos banhistas. O maior número de vítimas é de jovens do sexo masculino entre 16 e 23 anos.