Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

20.04 – Contas Públicas – Em Paris, conselheiros do TCE-PR debatem fortalecimento das economias locais

Por Toni Casagrande. Publicado em 20/04/2018 às 13:09. Atualizado em 18/07/2018 às 17:12.

As tendências nas políticas de centralização e descentralização de economias locais e regionais foi um dos temas discutidos nesta terça-feira (17 de abril), em evento na Corte de Contas de Paris, promovido pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).  O encontro teve a participação dos conselheiros do TCE-PR Ivan Bonilha e Nestor Baptista.

Bonilha é presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), órgão de estudos e pesquisa dos tribunais de contas brasileiros; e Baptista, vice-presidente do TCE-PR e membro do Conselho Fiscal do IRB. Representantes de órgãos de controle externo de vários países estiveram presentes e foram recebidos pelo presidente da Cour des Comptes da capital francesa, Loic Robert.

No período da manhã, o evento contou com discussões acerca de auditorias realizadas na educação, com enfoque nos recursos e investimentos empregados na área. À tarde, o debate foi voltado às tendências nas políticas de descentralização ou recentralização de economias locais e regionais, discutindo a autonomia desses locais para gastos e investimentos.

No encontro, os participantes puderam discutir as reformas regionais e municipais destinadas a países que integram a OCDE. Fundada em 1960 e com sede em Paris, a entidade é formada por 35 países.