Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

20.04 – GIRO DE NOTÍCIAS – MANHÃ

Por Toni Casagrande. Publicado em 20/04/2018 às 12:57. Atualizado em 18/07/2018 às 17:12.

Várias cidades do centro-sul e campos gerais registraram temperaturas abaixo dos 10 ºC nesta madrugada. A mais baixa foi de 6,7ºC em São João do Triunfo. Mas as temperaturas voltam a subir durante a tarde. Previsão de tempo ensolarado em quase todo o Estado. Apenas na faixa oeste, divisa com Mato Grosso do Sul e na fronteira com o Paraguai, o tempo fica mais fechado. Há condições para chuvas fracas, agora de manhã, e chuva intensa durante a tarde. Máximas para hoje: 26ºC em Curitiba, Ponta Grossa,Cascavel e Pato Branco; 28ºC em Paranaguá e Campo Mourão; 29ºC em Londrina e Jacarezinho e 30ºC em Foz do Iguaçu e Guaíra.

A decisão da União Europeia, que deixou de comprar carne de frango do Brasil, já provoca prejuízos ao Paraná. Dos 20 frigoríficos descredenciados pelos Estados-membros da zona do Euro, 8 são do Paraná. Em nota, a Comissão de Saúde e Segurança Alimentar da União Europeia afirma que a medida foi adotada em função de “deficiências detectadas no sistema de controle oficial brasileiro”. A decisão começa a valer 15 dias após publicação oficial. O Paraná é o maior produtor de frango do país, responsável por um terço da produção nacional.

A BRF de Toledo já anunciou que vai dar férias coletivas para cerca de 2 mil funcionários da linha de abate de aves a partir do dia 2 de julho. O ministro Blairo Maggi esteve no Paraná, ontem, e confirmou que o Brasil vai recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra União Europeia.  Segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Europa representa cerca de 11% das exportações de carne de frango do País. A vantagem para o consumidor brasileiro é que com mais oferta, a carne frango deve ficar mais barata.

Os restos mortais de um idoso de 93 anos, que não era visto há cinco meses, foram encontrados, ontem à noite, dentro de uma casa em Almirante Tamandaré, na grande Curitiba. A descoberta foi feita por um dos netos do idoso em cima de uma cama, em um dos quartos da casa. Segundo a polícia, familiares e vizinhos já desconfiavam do sumiço do homem. O filho que cuidava do idoso, usava várias desculpas para que ninguém chegasse perto dele. Para os policiais, a omissão da morte era para continuar recebendo a pensão do pai.