Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

22.11 – GIRO DE NOTÍCIAS – 10H

Por Toni Casagrande. Publicado em 22/11/2017 às 12:08. Atualizado em 18/07/2018 às 17:30.

A frente fria se afasta para o Sudeste, mas ainda pode chover no norte, Campos Gerais, grande Curitiba e litoral do Paraná. Mas devem ser pancadas localizadas e mais fracas. Entre o noroeste, oeste e o sudoeste o tempo fica seco, com temperaturas altas à tarde. Máximas de 22ºC em Curitiba; 24ºC em Francisco Beltrão, Ponta Grossa e Paranaguá; 27ºC em Cascavel e Telêmaco Borba; 30ºC em Foz do Iguaçu, Arapongas e Londrina; e 31 em Maringá e Cornélio Procópio.

A chuva de ontem à tarde causou estragos na região central e nos Campos Gerais do Paraná. A cidade de Irati teve chuva forte e granizo, mas a maior parte dos danos foi pequena. Em Pinhão, na mesma região, também houve chuva de granizo na área rural. Várias casas tiveram telhas quebradas. Também houve estragos em Reserva, nos Campos Gerais do Paraná. Os ventos fortes derrubaram parte da estrutura e torceram o telhado de zinco do pátio de veículos da prefeitura. Uma casa também foi destelhada. Em nenhuma das cidades houve registro de feridos.

Londrina ainda sofre com o temporal que atingiu a cidade na segunda-feira. Segundo a Copel apenas hoje a energia elétrica deve ser reestabelecida em toda a cidade. Outro serviço que também não foi totalmente recuperado é de telefonia e internet. Equipes do Sercomtel ainda trabalham no reestabelecimento das conexões. A zona leste da cidade foi a mais atingida pelo temporal, com o registro de ventos com mais 100 quilômetros por hora, segundo o Simepar. O temporal provocou a queda 141 árvores, algumas registradas dentro de escolas e creches.

Pessoas com 60 anos ou mais devem ter o direito de viaja de graça nos ônibus intermunicipais do Paraná, em breve. Um projeto com esta proposta foi aprovado ontem em primeiro turno na Assembleia Legislativa (AL), por 40 votos a zero. O benefício já está previsto no Estatuto do Idoso, mas depende de regulamentação estadual para entrar em vigor. O texto reserva duas vagas sem custo e oferece mais 50% de desconto para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos mensais, mesmo que as duas reservadas já estejam ocupadas. O projeto ainda precisa ser votado novamente e depois vai para sanção do governador.