Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

350 pinguins são encontrados mortos nas praias do Paraná

Por Redação. Publicado em 17/09/2018 às 17:31.

Um homem foi encontrado morto dentro de uma empresa em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Ele foi encontrado morto pelos funcionários que chegaram para trabalhar.  A suspeita é de que o  homem tenha morrido eletrocutado ao tentar furtar cabos de cobre da empresa. Segundo a polícia, o homem recebeu a descarga elétrica ao tentar roubar fios de cobre provavelmente durante o último final de semana.

No último final de semana a ONG Parceiros do Mar em parceira com mais de 30 voluntários promoveu a coleta de lixo na orla da Unidade de Conservação do Superagui, no Paraná. Foram recolhidos 47 sacos de lixo o que deu um total de 120 quilos de resíduos tirados da areia e da área de restinga, que chamou a atenção pela quantidade de lixo internacional. Essa é a quarta limpeza das praias que a ONG realiza com parceiros no litoral do Paraná apenas no segundo semestre, com o objetivo de envolver e conscientizar a comunidade sobre o problema do lixo.

Nas duas últimas semanas, cerca de 350 pinguins morreram nas praias de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. De acordo com o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC), da Universidade Federal do Paraná, nesta época do ano o número de encalhes de animais vivos e mortos aumenta consideravelmente, principalmente com a chegada das fortes frentes frias e a visita de muitas espécies migratórias. Segundo os especialistas do LEC, os pinguins que chegam ao Paraná estão debilitados, possivelmente por não terem conseguido se alimentar adequadamente durante a migração. Os biólogos explicam, que os pinguins, diferente de focas e lobos marinhos, não vão à praia para descansar, então quando encalham é porque precisam de cuidados médico-veterinário. O LEC ainda orienta que caso alguém encontre pingüins ou outros animais marinhos na orla paranaense, deve ligar para 0800 6423341 ou 41 3511-8671 do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, do Centro de Estudos do Mar.