Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Deputados pedem vistas ao projeto de concessão de unidades de conservação do Paraná

Por Redação. Publicado em 27/08/2019 às 18:28.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná pediu vistas ao projeto de lei do governo que prevê a concessão de uso de unidades de conservação do estado. O grande questionamento dos deputados é como vai ser usada esta concessão e quem vai fiscalizar as áreas que vão ser gerenciadas pela iniciativa privada.

Foto: Orlando Kissner/Alep

 

 

 

 

 

 

 

O projeto de autoria do poder executivo tramita em regime de urgência na casa e recebeu três emendas. Uma delas foi questionada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e acabou levando o projeto para vistas. Caso seja aprovado, o governo vai conceder por meio de licitação, áreas pré-estabelecidas das Unidades de Conservação, a iniciativa privada. A ideia é de que sejam desenvolvidas atividades de uso público e de turismo, para melhorar a qualidade de visitação aos atrativos da unidade. O IAP continuará o órgão administrador e responsável pela política pública do local e por monitorar se a gestão está obedecendo o plano de manejo. Hoje são 97 unidades de conservação no Paraná.

A emenda proposta pelo deputado Tadeu Veneri (PT) teve o pedido de reanálise. A proposta foi à criação de um fundo que receberia o dinheiro desta exploração e destinaria para a fiscalização ambiental.

Para relator na CCJ, deputado Goura (PDT), o projeto que veio do executivo precisa ser complementado para garantir os benefícios da parceria.

Uma das unidades que vai ser licitada é o Parque Estadual de Vila Velha, nos Campos Gerais. O edital deve ser lançado no próximo dia 5 de setembro. A empresa vencedora vai ficar responsável pela gestão do parque e também pela preservação ambiental. Segundo o líder do governo, deputado Hussein Bakri (PSD), quem vai ganhar com o projeto é o meio ambiente.

O estado já tem um modelo para esta concessão com o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do  Paraná, que é gerenciado pelo Grupo Cataratas.

Repórter Alexandra Fernandes