Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

A abertura de novas empresas mostra o otimismo de empreendedores na região Sul do Brasil

Por Jornalismo. Publicado em 09/08/2018 às 18:07.

No primeiro semestre do ano, PR, SC e RS registraram juntos a abertura de 121mil 552 empresas. Empreender tem sido a alternativa e muitos em busca de renda e consolidação de negócios. O movimento crescente na abertura de empresas na região sul mostra otimismo entre os empreendedores, mas também que os estados do sul têm melhores condições de driblar momentos econômicos difíceis, segundo o vice-presidente do Conselho Regional de Economia do Paraná, Carlos Magno Bittencourt que ressalta que a consolidação do agronegócio na região sul é uma forte base de negócios.

Santa Catarina abriu 13.739 novas empresas no primeiro semestre. O Rio Grande do Sul teve o maior índice de formalização em 2018, entre os estados do Sul, foram abertas 83.449 empresas e o número de microempreendedores individuais é que chama atenção. De janeiro a junho deste ano foram feitos 65.562 novos registros. O economista Carlos Magno Bittencourt avalia que as características deste tipo de formalização são interessantes, pelo baixo custo de manutenção da microempresa.

No Paraná em 2018 foram 26.680 registros de novas empresas, em todo ano passado o número ficou abaixo disso foram 25077 novas empresas. O que contribui para movimentar todos o complexo econômico do estado é que os empreendimentos não ficaram restritos à capital, de acordo com o presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Akel as novas empresas estão distribuídas nos 399 municípios do Paraná, em segmentos  diversos.

Os dados são das Juntas Comerciais dos três estados, e incluem todos os tipos de atividades que exigem CNPJ como empresas Ltda, S.A, Cooperativas, Eireli ou Microeempreendedores individuais.