Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – No Paraná, população pode acessar dados sobre qualidade do ar em tempo real

Por Comunicação. Publicado em 27/06/2017 às 16:38. Atualizado em 18/07/2018 às 17:51.

A população de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, passou a ter acesso a informações sobre qualidade do ar, em tempo real. Foi inaugurado no município uma Estação Fixa de Monitoramento da Qualidade do Ar.

O equipamento faz parte da Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar do Paraná em tempo real, desenvolvida e gerenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Com as informações fornecidas pela estação é possível ampliar as políticas públicas de gestão e controle ambiental, assim como de saúde.

Ao todo, o Paraná possui 14 estações de monitoramento em diferentes cidades. De acordo com o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, o objetivo é  utilizar a Rede como uma ferramenta para que o IAP tenha total conhecimento das emissões em cada região do Estado, podendo atuar de maneira preventiva:

“A importância disso é para saber quais os poluentes que estão afetando a região naquele exato momento. E em cima disso para fazermos ações de fiscalização, e junto com a Secretaria de Saúde, poder dar um atendimento melhor à saúde e qualidade de vida da população.”

Além das novas estações de monitoramento da qualidade do ar, o IAP também conta com o reforço de uma Estação Móvel. O equipamento itinerante deve ser destinado para regiões específicas, nas quais estudos apontarem a necessidade de um controle maior.

Para acessar as informações sobre a qualidade do ar, basta acessar o endereço www.iap.pr.gov.br e clicar no menu Monitoramento Ambiental.