Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Concurso vai escolher nome da bebê-onça nascida no Refúgio Biológico Bela Vista

Por Comunicação. Publicado em 04/07/2017 às 16:50. Atualizado em 18/07/2018 às 17:50.

A primeira bebê-onça nascida no Refúgio Biológico Bela Vista está prestes a completar seis meses de vida. Para comemorar a data, a Itaipu lançou um concurso para escolher o nome da oncinha. Na primeira etapa da eleição, os internautas terão dez dias de prazo para deixar sugestões de nomes na fanpage da Binacional. Dos nomes sugeridos, cinco serão selecionados por uma comissão interna e participarão da votação final, via Facebook.

Os participantes que sugerirem os nomes classificados ganharão prêmios que tenham conexão com educação ambiental, como kit com materiais da Itaipu e visita especial para conhecer ou participar de atividades de enriquecimento ambiental. O nome da onça deverá ser em português ou em tupi-guarani.

O nascimento do filhote foi um caso raro no Refúgio. Sendo a primeira reprodução da espécie em 14 anos. A pequena felina é resultado do acasalamento de Valente, um antigo morador do local, e Nena, doada pelo Criadouro Científico Instituto Onça-Pintada, de Goiás.

De acordo com o médico-veterinário da Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu, Wanderlei de Moraes, esse tipo de reprodução visa contribuir para a manutenção da espécie, ameaçada de extinção na Região Sul do País:

“A grande importância é você tentar manter uma população de segurança em cativeiro para quando necessário um trabalho de manejo de população de vida livre, a gente tenha como se fosse um banco de reserva genética que possa ser acessado. Hoje foi verificado que existe aproximadamente 200 onças em toda a Mata Atlântica, soltas. Isso é um número muito baixo em termos genéticos.”

Para participar do concurso, basta acessar o endereço www.facebook.com/ItaipuBinacionalOficial.