Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Em alusão ao Dia Mundial da Água, Parque Nacional do Iguaçu recebeu mutirão de limpeza

Por Comunicação. Publicado em 04/04/2017 às 20:21. Atualizado em 18/07/2018 às 18:02.

Todo o espetáculo das águas que pode ser visto nas Cataratas é proporcionado pelas águas do Rio Iguaçu. Em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o local – considerado uma das novas Sete Maravilhas da Natureza – recebeu um belo presente.

Em uma ação organizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), funcionários, voluntários e instituições parceiras resolveram fazer um mutirão de limpeza dentro do Parque Nacional do Iguaçu, conforme explica o chefe do Parque, Ivan Baptiston:

“É uma atividade muito interessante, especialmente para comemorar, para fazer uma reflexão sobre o Dia Mundial da Água, e fazer uma atividade conjunta com vários parceiros. Trabalhamos muito com os nossos concessionários, o Hotel das Cataratas, a Cataratas S.A, o Macuco Safári, o Macuco EcoAventura, os bombeiros que fazem um trabalho muito importante junto com o pessoal que faz atividades verticais, com cordas, rapel e recolhem o lixo das partes mais inclinadas da encosta, do cânion das Cataratas. É uma atividade muito interessante e que já realizamos há alguns anos.”

Durante a atividade, que envolveu cerca de 50 pessoas, aproximadamente 400 quilos de lixo foram retirados em quatro pontos de coleta. Outras duas atividades como essa serão realizadas durante o ano, no Dia da Mata Atlântica (27/05) e no Dia do Meio Ambiente (05/06). Além de Foz do Iguaçu, as ações também envolvem as comunidades lindeiras ao Rio Iguaçu.