Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Aguá e Energia – Gestão ambiental será uma das prioridades do novo diretor superintendente do PTI

Por Toni Casagrande. Publicado em 06/06/2018 às 16:01. Atualizado em 18/07/2018 às 17:04.

Biólogo por formação e conhecido por uma vasta experiência profissional na área ambiental, Jorge Augusto Callado é o novo diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Durante a solenidade de transmissão de posse, ele comentou sobre os desafios que terá na busca pela promoção do desenvolvimento sustentável da região, missão institucional do Parque.

Apesar de preferir ainda não elencar quais serão os temas prioritários trabalhados durante a sua gestão, Callado citou a importância do trabalho de análise da presença de agrotóxicos nas águas do reservatório de Itaipu, atividade realizada por meio de uma parceria entre o PTI, a Itaipu Binacional e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

“Ainda não elegemos prioridades bem específicas, mas quero ter uma atenção muito especial com as questões de Tecnologia da Informação, Gestão Urbana, Recursos Hídricos. Todos os projetos são importantes, principalmente aquela questão de micropoluentes, em função do uso excessivo que nós temos no Brasil, como um todo, de agroquímicos. Desafio pelas demandas que existem, não é uma tarefa simples de se conciliar aspectos ambientais, sociais, econômicos e culturais, mas, ao mesmo tempo, é gratificante pela equipe que nós temos no PTI e por essa inter-relação muito próxima com as universidades”.

Graduado em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1988), Jorge Augusto Callado é especialista em Gestão e Planejamento Ambiental; especialista em Limnologia; especialista em Planejamento e Gerenciamento Ambiental; e mestre em Gestão Urbana.

Entre os cargos que ocupou, estão o de diretor de Saneamento Ambiental da SUDERHSA-Instituto das Águas do Paraná (2003-2010); coordenador estadual de Resíduos Sólidos-SEMA-PR (2004-2005); secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (2010); superintendente do Ibama no Paraná (2012-2015); assessor técnico para a área de Meio Ambiente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo SUL-BRDE (2015-2017); e assessor técnico da Diretoria Geral Brasileira da Itaipu Binacional.