Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Turismo e conservação podem caminhar juntos, garante chefe do Parque Nacional do Iguaçu

Por Comunicação. Publicado em 19/10/2017 às 16:07. Atualizado em 18/07/2018 às 17:34.

Somente este ano, o Parque Nacional do Iguaçu – onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu – já recebeu mais de um milhão de visitantes do mundo todo. Mas como conciliar harmonicamente esse intenso movimento com a conservação ambiental da unidade, considerada Patrimônio Natural da Humanidade?
Este foi um dos objetivos do Fórum de Uso Público e Conservação, realizado em Foz do Iguaçu (PR) sob a coordenação técnica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A ideia foi discutir e encontrar caminhos para demandas importantes da sociedade e das áreas naturais do Brasil, em especial do Parque Nacional do Iguaçu.
Durante a abertura da atividades, Ivan Baptiston, chefe da unidade, destacou a importância da relação entre o turismo e a conservação. Ele também citou a boa convivência entre o Parque e a comunidade de Foz do Iguaçu (PR) e região:
“Não dá para pensar em Parque Nacional do Iguaçu sem atividades do turismo. O Parque abriga, protege e salvaguarda uma das maiores feições da natureza do mundo que são as Cataratas. As Cataratas são para ser vistas, visitadas e proporcionar experiências fantásticas. Na realidade, o turismo e a atividade de visitação podem ser tornar grandes aliados. O turismo pode ser um grande aliado à conservação, desde que a gente planeje corretamente. Foz do Iguaçu e região, e Parque Nacional do Iguaçu, tem uma relação com o uso público muito profunda. O PNI já nasce com visitação e essa visitação se processa com a sociedade, principalmente de Foz do Iguaçu”.
O Fórum faz parte de uma etapa do processo de elaboração do novo Plano de Uso Público do Parque Nacional, regulamentação que irá integrar o Plano de Manejo do Parque. Além das palestras, o evento contou com duas oficinas de trabalho restritas aos conselheiros do parque, entidades, representantes de órgãos de classe e especialistas.