Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Alerta geada começa nesta quinta-feira

Por Redação. Publicado em 08/05/2019 às 08:48.

A partir desta quinta-feira os agricultores do Paraná voltam a contar com o sistema de alerta geadas. O monitoramento contribui para evitar perdas nas lavoura do estado.

Entra em operação nesta quinta-feira o Alerta Geada, serviço que o Instituto Agronômico do Paraná, Iapar, e o Simepar oferecem de maio a setembro. A edição deste ano será lançada nesta quarta-feira no Centro de Treinamento do Iapar, em Londrina. O serviço informa gratuitamente a possibilidade de ocorrência de geada com antecedência. A previsão é feita por categoria de intensidade de fraca, moderada ou forte para todas as regiões do Paraná. Textos e mapas temáticos são atualizados diariamente no site do Simepar. De acordo com Cezar Duquia, meteorologista do Simepar, o objetivo é auxiliar os produtores a implantar medidas de proteção dos cafezais paranaenses.

Ao receberem as mensagens em tempo hábil, os produtores podem adotar medidas de proteção das lavouras, evitando ou reduzindo perdas agrícolas. Durante o período de funcionamento do serviço, os pesquisadores também acompanham as condições meteorológicas na região cafeeira do Estado e publicam diariamente um boletim informativo, que pode ser acessado nos sites www.iapar.br e www.simepar.br. As informações ainda podem ser consultadas pelo aplicativo Iapar Clima. Segundo Cezar Duquia, o inverno típico no Paraná apresenta pouca chuva e massas de ar frio a partir da segunda quinzena de maio.

O evento de lançamento do Alerta Geada 2019 vai acontecer nesta quarta-feira, às 9 horas da manhã, no Centro de Treinamento do Iapar, que fica na Rodovia Celso Garcia Cid, quilômetro 375, em Londrina. Durante a manhã, será exibido o vídeo “A Geada Negra de 1975”. Também serão realizadas apresentações sobre a história do Alerta Geada, a metodologia de previsão de geadas, a operação do serviço e sobre o aplicativo Iapar Clima.

Repórter Amanda Laynes