Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Aplicativo 190 chama a polícia militar e acompanha o atendimento

Por Redação. Publicado em 03/10/2018 às 09:23.

O cidadão que vive em Curitiba e Região Metropolitana tem um novo canal para acionar a Polícia Militar em casos de emergência, além do telefone 190. É o aplicativo Emergência Paraná, lançado nesta terça-feira, para atender cerca de 3 milhões e 200 mil pessoas. A plataforma já foi repassada ao Google Play. De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública, Julio Reis, a plataforma vai permitir o atendimento mais ágil a quem mais precisa.

A comandante-geral da Polícia Militar, coronel Audilene Dias Rocha, destaca que é constante a busca de alternativas para melhorar cada vez mais o atendimento à população.

A ferramenta foi idealizada pela Polícia Militar do Paraná e desenvolvida com apoio técnico da Celepar, a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado, em conjunto com a Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade da PM, do Centro de Operações Policiais Militares e da Diretoria de Pessoal da Corporação.

Após baixar o aplicativo, o usuário faz um cadastro rápido no portal Governo Digital e cria um perfil que vai armazenar todo o histórico de solicitações e atividades. O secretário do Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros, destacou o serviço do Governo Digital.

O sistema do aplicativo suporta vídeos de até 10 segundos. Ao final da solicitação, o usuário recebe um número de ocorrência e pode acompanhar o andamento do pedido. O Emergência Paraná pode ser usado para acionar a Polícia Militar em situações de perturbação de sossego, violência doméstica, acidentes de trânsito com ou sem vítimas, brigas, tumultos, roubos e furtos, ou seja, na maioria dos delitos mais ocorridos pelas equipes nas ruas. Para a violência doméstica, por exemplo, haverá o botão do pânico e as mulheres podem postar a foto da medida protetiva e terão prioridade no atendimento.

(Repórter: Rodrigo Arend)