Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Audiências do caso Tatiane Spitzner vão ser realizadas em dezembro

Por Jornalismo. Publicado em 16/11/2018 às 15:00.

Estão marcadas para os dias 11 a 13 de dezembro, em Guarapuava, as audiências com testemunhas de defesa e acusação da morte da advogada Tatiane Spitzner. As audiências foram adiadas depois que a juíza acolheu o pedido do Ministério Público para incluir o motivo torpe como qualificadora do crime de homicídio. A modificação foi feita depois da conclusão do laudo do IML que confirmou que Tatiane morreu por asfixia mecânica, causada por esganadura e com sinais de crueldade e que não há dúvidas de que a advogada foi morta antes de ser jogada do 4° andar do prédio. Luís Felipe Manvailer, ex-marido de Tatiane, é acusado pela morte da advogada.  Ele está preso na Penitenciária Industrial de Guarapuava.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o Ibama, aplicou quase quatro milhões e meio em multas contra o desmatamento da Mata Atlântica no Paraná. Durante duas semanas de operação, o Ibama apreendeu mais de 60 metros cúbicos de toras de uma espécie rara de Araucária, além de três tratores, um caminhão e uma motosserra. A operação ainda encontrou  desmatamento de mata nativa, armazenamento e transporte irregular de madeira e drenagem de áreas úmidas. A madeira e os equipamentos apreendidos estão sob responsabilidade das prefeituras de Palmas e Guarapuava.

De acordo com um estudo realizado pelo Conselho Federal de Medicina, o Paraná ocupa o 10º lugar no ranking da assistência médica pública no país. Segundo o documento, o valor destinado por pessoa para cobrir as despesas com saúde dos mais de 11 milhões de brasileiros que vivem no Paraná é de apenas R$ 3,09 ao dia. Esse resultado é relativo às contas públicas de 2017. Neste ano, o gasto por habitante com saúde no Estado foi de R$ 1.129,36.