Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Bombeiros paranaenses são recrutados para combate a incêndio na Amazônia

Por Jornalismo. Publicado em 29/08/2019 às 17:34.

O governo do Paraná liberou 30 bombeiros para participarem do combate os incêndios na Amazônia. A tropa embarca no próximo domingo e vai ajudar na região do Pará.

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma equipe de 30 bombeiros militares do Paraná vai integrar a Operação Verde Brasil. O envio dos profissionais atende a uma solicitação de apoio feita pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

A tropa embarca neste domingo (01º), inicialmente para o Rio de Janeiro, onde se junta a equipes do próprio Rio, Santa Catarina e também do Chile.

Segundo o tenente-coronel Edson Manassés, responsável pela expedição, a equipe paranaense vai combater o fogo na região da Serra do Cachimbo, no Pará. Os bombeiros selecionados já tiveram vivência no combate a grandes incêndios, como o do estado de Roraima, em 1998.

A missão deve durar de 15 dias. Essa é a segunda vez no ano que equipes locais de bombeiros são recrutadas pelo Governo Federal para ajudar em missões especiais. O Paraná foi um dos primeiros estados do País a enviar especialistas para Brumadinho, em janeiro, após a cidade mineira ter sido atingida pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão.

Repórter Alexandra Fernandes.