Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Caminhoneiros do Paraná prometem paralisar as atividades a partir de quarta-feira (4)

Por Jornalismo. Publicado em 03/09/2019 às 17:45.

Pouco mais de um ano depois da greve dos caminhoneiros de 2018, uma nova paralisação da categoria está marcada para quarta-feira. Motoristas já se mobilizam na BR-116 na região de Curitiba contra os preços dos fretes.

Foto: PRF

 

 

 

 

 

 

 

 

Caminhoneiros do Paraná iniciaram nesta segunda-feira (2) um protesto contra a indefinição em relação à tabela de frete, já que os valores pagos estariam defasados, e também contra a falta de fiscalização nas empresas, que não estariam pagando o piso do frete. O ato é realizado, desde a manhã desta segunda na BR-116, em Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba. Segundo o presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Cargas de São José dos Pinhais, Plínio Dias, uma paralisação está marcada para começar na quarta-feira (4), caso não haja um movimento para solucionar o problema.

A mobilização já estava prevista por conta do julgamento da constitucionalidade dos pisos mínimos para a categoria, que havia sido marcado para a próxima quarta-feira pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Porém, a pedido do governo federal, que apelou ao ministro Luiz Fux por meio da Advocacia Geral da União (AGU), o julgamento acabou sendo adiado sem previsão de remarcação. O governo alega estar buscando uma alternativa ao tabelamento junto aos caminhoneiros.

Motoristas de várias regiões do estado estão se mobilizando para o dia 4 de setembro, e não há previsão da retomada das atividades. Segundo o sindicato da categoria a paralisação deve ser mais forte nos Campos Gerais e na região de Curitiba. O protesto vem pouco mais de um ano e três meses depois da greve dos caminhoneiros de 2018, iniciada em 21 de maio e só encerrada no dia 30 do mesmo mês após intervenção do Exército Brasileiro e da Polícia Rodoviária Federal para desbloquear as rodovias.

Repórter Alexandra Fernandes