Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Duas cargas com óleos contaminam em rios do Paraná

Por Redação. Publicado em 11/03/2019 às 09:01.

Duas cargas com óleos contaminam em rios do Paraná. Giro de Notícias com Ligia Gabrielli.

 

 

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

Um caminhão com óleo vegetal tombou na BR-376 no distrito de São Luiz do Purunã em Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba, e a carga atingiu o Rio dos Papagaios, de acordo com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Segundo o IAP, cerca de 26 mil litros de óleo vegetal vazaram e chegaram ao rio. O acidente aconteceu na noite de sexta-feira (8), e o IAP confirmou na manhã deste domingo (10) que o rio foi contaminado. Por meio de nota, o IAP informou que está prestando atendimento ao acidente ambiental e que vai fazer a coleta da água para a análise do índice de contaminação. A multa, conforme o IAP, será aplicada após a conclusão da dimensão dos danos ambientais. Ainda de acordo com o IAP, a segurado da transportadora vai fazer o trabalho de contenção, limpeza remoção do óleo vegetal na área afetada. Em outro acidente 40 mil litros de diesel vazaram de um caminhão, que tombou no sábado (09) na BR-153, em Santo Antonio da Platina, no Norte Pioneiro do Paraná, atingiram uma grande área do Rio Ubá. O motorista morreu.

 

No último dia da temporada de verão no Litoral do Paraná, foi confirmada a 15ª morte por afogamento na região, bem mais que a temporada passada, quando foram seis ocorrências. O estudante Nicolas Stepien Fontana, de 19 anos, morreu afogado na manhã deste sábado. O corpo foi resgatado por mergulhadores do Corpo de Bombeiros ele cursava Engenharia Elétrica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – campus Ponta Grossa.  Todas as mortes por afogamento nesta temporada aconteceram em áreas sem a proteção dos salva-vidas. Por isso os Bombeiros reforçam que quando na praia, só se deve entrar na água em áreas sinalizadas como seguras e com a presença de salva-vidas.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Federal (PF) apreenderam 67,5 quilos de cocaína na noite de sábado (9), em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná. Avaliada em pelo menos R$ 2 milhões, a droga estava escondida em um fundo falso, sob o assoalho da caçamba de uma caminhonete.