Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Começam as convenções partidárias no Paraná

Por Redação. Publicado em 20/07/2018 às 15:11. Atualizado em 23/07/2018 às 15:18.

O prazo da justiça eleitoral para a realização das convenções abre nesta sexta-feira, dia 20 de julho e segue até 05 de agosto. Neste período os partidos políticos precisam definir os candidatos que disputarão cargos em outubro e também definir as coligações com outras siglas.

A composição dos partidos no estado deve seguir as mesmas alianças fechadas em âmbito nacional, o que deixa ainda mais incerto o rumo de muitas legendas.

A principal decisão é sem dúvida a definição dos nomes que concorrem ao governo do Paraná. Alguns nomes já estão colocados para a disputa como o da atual governadora Cida Borghetti do PP, é pré-candidata a reeleição, a convenção do partido dela está marcada para dia 05 de agosto. O ex-senador Osmar Dias, do PDT, marcou a convenção para a véspera dia 04 de agosto. Já o pré candidato Ratinho Júnior, do PSD, será um dos primeiros a realizar convenção neste sábado dia 21 de julho. O PT que tem como pré-candidato ao governo do Paraná, o ex-deputado federal Dr Rosinha, marcou a convenção para o dia 28 de julho. O empresário Geonísio Marinho, presidente estadual do PRTB, também marcou para o dia 28 a convenção do partido para confirmar sua candidatura pelo cargo. A REDE, deve confirmar no dia 29 de julho, o nome do ex-vereador e pré-candidato Jorge Bernardi, para o governo. O PSOL também tem pré candidato, é o ex-vereador de Almirante Tamandaré Professor Piva, a convenção será no dia 27 de julho.

Nas convenções são os partidos que indicam os nomes para a disputa, detalhe da legislação que não agrada o pesquisador de Ciências Políticas, Luiz Domingos Costa, professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

O PPS presidido pelo deputado federal Rubens Bueno, ainda não anunciou qual candidatura vai apoiar, a convenção deve acontecer no dia 03 ou no dia 04 de agosto.

O PSDB deve abrir mão da disputa pelo governo. Presidido  pelo ex-governador Beto Richa, o partido deve confirmar o nome de Richa na disputa ao senado e alianças com outras siglas, a  convenção está marcada  para o dia 04 de agosto. E o MDB que também não propôs candidatura ao governo costura uma aliança regional e fará convenção neste sábado, dia 21 de julho, para confirmar a candidatura à reeleição de Roberto Requião ao Senado e anunciar quem deve apoiar.

A expectativa é de que nas convenções os partidos também confirmem os nomes dos candidatos aos cargos de vice-governador.

Entre outros partidos o PROS, deve fazer convenção nesta sábado, dia 21 de julho. O PSB de Luciano Ducci se reúne no dia 30 de julho, o PSL, de Fernando Francischini dia 05 de agosto e o DEM não divulgou a data.

O cientista político, Luiz Domingos Costa avalia que a eleição deste ano será diferente e que os partidos devem pensar em elaborar uma pauta para os eleitores.

Mesmo com as definições das convenções, o prazo final para os partidos registrarem as candidaturas no TRE termina no dia 15 de agosto no Tribunal Regional Eleitoral. Além do cargo de governador, no âmbito estadual serão eleitos dois senadores, um deputado federal e um deputado estadual.

Na esfera nacional é ano de escolher o novo presidente da República.