Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Concessionárias poderão ter resgate de animais acidentados em rodovias

Por Jornalismo. Publicado em 29/08/2019 às 16:06.

Um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná quer obrigar as concessionárias de pedágio do estado a terem um serviço de pronto atendimento para animais acidentados nas estradas.

Foto: Carmel Croukamp/Projeto Onças do Iguaçu

 

 

 

 

 

 

 

Um projeto de lei proposto pelo deputado Delegado Francischini (PSL) quer obrigar as concessionárias de pedágio a ter um serviço de atendimento para animais domésticos e silvestres que sofram acidentes em estradas do Paraná. De acordo com o texto, o socorro deverá ser feito por médicos veterinários contratados pela empresa de pedágio ou por convênios de terceirização.

Segundo o deputado, os acidentes com animais em rodovias são rotineiros e é necessário um serviço direcionado para preservar a biodiversidade.

O projeto ainda pede que sejam adotadas medidas para reduzir os acidentes, como o monitoramento dos trechos com maior incidência. Além disso, a proposta também pede a a implantação de travessias para os animais nas estradas.

Para o professor Alex Bager, coordenador do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas, entidade que atua para conservação da biodiversidade em áreas de estradas, caso seja aprovada a lei vai ser benéfica.

O professor ainda ressalta que além das concessionárias de pedágio, o efeito seria maior se a lei fosse estendida aos órgãos governamentais.

O projeto está em discussão na Assembleia. Ele ainda precisa passar pela sanção do governador. Segundo o deputado Francischini, a intenção é de que as medidas passem a valer para as novas concessões de pedágio, que devem ser feitas em 2021.

Repórter Alexandra Fernandes