Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Depois de dois dias consecutivos de temporais, mais de três mil pessoas são afetadas no Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 19/10/2018 às 17:55.

Os dois dias consecutivos de temporais deixaram mais de três mil pessoas afetadas em diversas regiões do Paraná. As fortes chuvas e vendavais deixaram 79 pessoas desalojadas. Quase 300 casas foram danificas por vendavais e granizos. A Copel informou que mais de 120 mil imóveis estão sem luz em todo o Estado. O município mais atingido foi Londrina (Norte), com 99 residências danificadas e 2.300 pessoas afetadas. Em Maringá, noroeste do Paraná, uma aeronave de pequeno porte tombou com duas pessoas a bordo, durante a tarde. Em Mandaguari, na região norte do Paraná, uma praça de pedágio foi destelhada e a cobertura das cancelas caiu. Em todo o estado, mais de duzentas casas foram danificadas pelo vendaval e granizo. A Defesa Civil informa que a chuva deve persistir nos próximos dias.

 

O Ministério Público do Paraná ajuizou nova ação civil pública por ato de improbidade administrativa por irregularidades na concessão de recursos públicos do programa municipal de incentivo ao esporte, o Bolsa-Atleta, de Foz do Iguaçu. Dessa vez, são 36 investigados, incluindo o vereador e ex-secretário de Esportes e Lazer na gestão 2013-2016. Os outros réus foram pessoas beneficiadas indevidamente. Nesta ação, é dado destaque à inserção irregular no programa de pessoas que não eram atletas ou que não preenchiam os requisitos necessários para receber a bolsa, mas mesmo assim recebiam. Agora, uma eventual condenação por ato de improbidade administrativa pode levar a sanções como perda da função pública, devolução ao erário dos valores gastos indevidamente, suspensão dos direitos políticos e multa.

 

Uma propriedade rural em Munhoz de Mello teve prejuízo de cerca de 10 toneladas de tilápias que morreram por falta de oxigênio. Munhoz de Mello é um município com cerca de quatro mil habitantes, localizado no noroeste do estado. Os moradores do local perceberam o caso na tarde desta sexta-feira (19). De acordo com testemunhas, o local estava sem energia elétrica desde o início da tarde. Durante esse período, os geradores ficaram desligados e os animais morreram por conta da falta de oxigênio embaixo d’água. A Copel, que havia sido procurada, ainda não se manifestou sobre o caso.