Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Entre Rios do Oeste reduz conta de energia pública com produção de biogás

Por Redação. Publicado em 10/05/2019 às 09:00.

O município de Entre Rios do Oeste está prestes a reduzir consideravelmente os gastos com energia por meio de um projeto de biogás. Quem tem mais informações é o jornalista Vacy Álvaro.

Produção e texto: Vacy Álvaro



Entre Rios do Oeste, município localizado a 130 quilômetros de Foz do Iguaçu, será o primeiro do Brasil a ter fornecimento de energia elétrica a partir de biogás, oriundo de um condomínio de agroenergia.

Além de resolver um problema ambiental, o projeto, desenvolvido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás), Copel e Prefeitura de Entre Rios do Oeste, trará benefícios econômicos para o município e os produtores rurais.

Embora o município tenha uma população pequena, de aproximadamente 4,5 mil habitantes, por lá a quantidade de suínos é 50 vezes maior. Por isso, o projeto terá grande impacto para a localidade.

A iniciativa que surgiu a partir de uma chamada pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai possibilitar que a iluminação dos prédios e espaços públicos da cidade seja garantida pela produção de biogás, uma mistura de gases composta principalmente por metano e dióxido de carbono, obtida normalmente através do tratamento de resíduos domésticos, agropecuários e industriais, que pode ser usado para gerar energia elétrica e térmica, além de biocombustível.

Para que isso se torne realidade, a estrutura necessária para a produção do biogás foi instalada em 17 propriedades rurais, que foram interligadas por meio de um biogasoduto de 22 quilômetros de extensão.

Como resultado do tratamento dos dejetos, é obtido o gás e também um líquido que pode ser utilizado como biofertilizante. O biogás é enviado para a MiniCentral Termoelétrica (MCT), para ser convertido em energia elétrica. Iniciado em 2016, o projeto tem um investimento total de R$ 19 milhões, custeados pela Aneel. O prazo para entrega é julho deste ano.