Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Estados do Sul são responsáveis por cerca de 40% do mel produzido no Brasil

Por Jornalismo. Publicado em 04/07/2019 às 17:33.

O Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul são responsáveis por cerca de 40% do mel produzido no Brasil.// Só no Paraná, entre 2001 e 2017, a produção teve crescimento de 102,67%, saltando de 2,9 toneladas para 5,93. Confira na reportagem de Stefany Alves.

 

 

Foto: Marcos Zanutto

 

 

 

A Região Sul tem uma topografia montanhosa, principalmente nas regiões de serra. Esse é o fator que mais contribui para a produção do mel com sabor diferenciado da região.

Outra vantagem em relação a outras regiões do país é o clima mais ameno e frio da região sul, que gera um mel normalmente mais frutado, com sabor mais acentuado.

Ivanir Cella, coordenador de apicultura da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), comenta.

O Rio Grande do Sul é o estado que mais produz mel do Brasil em valores absolutos. Em 2017, segundo dados do IBGE, o estado gaúcho produziu 6 mil e 300 toneladas de mel no ano. No total, há mais de 487 mil colmeias e mais de 37 mil famílias que trabalham anualmente na produção do mel gaúcho.

Já o Paraná apareceu no ranking de produção de mel do ano de 2017 em segundo lugar. O estado paranaense produziu 5 mil e 900 toneladas nas mais de 260 mil colméias. No total, mais de 12 mil famílias trabalham na produção do mel no Paraná.

Só em Santa Catarina, atualmente, existem cerca de 17 mil famílias de apicultores, que produzem, em média, 6,5 mil toneladas de mel por ano, segundo dados da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina.

O faturamento bruto dessa produção gira em torno de R$ 200 milhões ao ano. No total, são aproximadamente 45 mil pessoas envolvidas na cadeia produtiva do mel catarinense. Atualmente, existem quase 300 mil colmeias no Estado.

Escolhido por cinco vezes como o “melhor do mundo” pela Federação Internacional de Associações de Apicultores, o mel produzido em Santa Catarina é exemplo quando avaliamos o método de produção e a qualidade do produto.

O estado catarinense é o quinto que mais produz mel do Brasil. Mas é o que apresenta a maior produtividade por metro quadrado do país, como explica Ivanir Cella.

Repórter Stefany Alves