Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Exposição Itaipu Natureza estimula conectividade entre os seres humanos e a natureza

Por Redação. Publicado em 10/01/2019 às 17:35.

Nesta quinta-feira (10), foi inaugurada em Foz do Iguaçu a Exposição Itaipu Natureza. A ação é promovida por meio de uma parceria entre o Parque Tecnológico Itaipu e o Instituto Harpia. Quem tem mais informações é o jornalista Vacy Alvaro.

 

Produção e texto: Vacy Álvaro

PTI e Instituto Harpia promovem exposição no Cataratas JL Shopping a partir desta quinta-feira (10)

Quem circular pelo Cataratas JL Shopping, em Foz do Iguaçu (PR), já pode conhecer a Exposição Itaipu Natureza. A ação inédita do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e do Instituto Harpia tem como objetivo sensibilizar o público sobre a importância da conservação da biodiversidade dos biomas brasileiros e apresentar essa conectividade entre os seres humanos e a natureza.

Entre as atrações da mostra – que seguirá montada até 30 de julho – está a coleção de animais taxidermizados assinada pelo biólogo, dentista e diretor presidente do Instituto Harpia de Pesquisa em História Natural, Prof. João Galdino. Todos eles são oriundos de doações ou vítimas de caça ilegal, atropelamentos e envenenamentos.

Conduzida com uma linguagem simples e acessível, a exposição deve atingir diferentes públicos, de todas as idades, com atividades interativas a partir de recursos tecnológicos avançados, como a projeção mapeada, imersão 360º e telas interativas. A missão é fazer com que o visitante tenha uma experiência única dessa conexão de modo próximo, interativo e imersivo.
De acordo com o diretor superintendente do PTI, Jorge Augusto Callado, a exposição tem caráter turístico, científico e educacional: “Esta ação do PTI, além de ter um caráter de conservação de biodiversidade, tem um caráter educacional, porque viabiliza o conhecimento não só da fauna brasileira, mas também integrantes da fauna exótica, de maneira que só conservamos aquilo que conhecemos. Não é apenas mais um roteiro turístico, mas também científico e educacional. Esperamos receber muitas visitas e reforçar a consciência de conservação e a consciência ambiental das pessoas”, explica.

As instituições de ensino terão a possibilidade de levar seus alunos para visitar a exposição nos períodos da manhã e da tarde, em visitas guiadas. Para agendar a visita, os professores devem ligar diretamente para o Turismo Itaipu no telefone (45) 3576-7000.