Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Força Nacional deve começar a atuar nesta sexta-feira em São José dos Pinhais

Por Jornalismo. Publicado em 26/08/2019 às 18:43.

Equipes da Força Nacional devem começar a trabalhar em São José dos Pinhais em apoio às equipes de segurança pública do estado para combater a criminalidade. A medida foi autorizada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. A repórter Alexandra Fernandes tem os detalhes.

Foto: Agência Brasil

 

 

 

A cidade de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, vai receber apoio da Força Nacional de Segurança Pública para o cumprimento do programa nacional de enfrentamento à violência, o “Em Frente Brasil”. A medida começa a valer a partir da próxima sexta-feira, dia 30 de agosto.

Além o município paranaense, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, autorizou o emprego da Força Nacional em Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO) e Paulista (PE). As equipes vão atuar em conjunto com as Polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar, para o policiamento ostensivo, de inteligência, e na investigação criminal. A portaria publicada no último dia 22 determina a ação por 120 dias, podendo prorrogar o prazo.

Ainda foi publicada uma portaria que autoriza a Força Nacional para atuar em ações de polícia judiciária e perícia forense no combate à criminalidade violenta pelo período de 180 dias, podendo ser prorrogado.

De acordo com a pasta ministerial, o projeto terá início com a assinatura dos contratos locais, prevista para os próximos dias.

O Em Frente Brasil é um projeto piloto de enfrentamento à criminalidade violenta que consiste na articulação entre a União, os Estados e Municípios para a redução de crimes violentos – em especial os homicídios – com foco territorial em áreas de concentração desses indicadores. As cidades foram escolhidas com base em análises de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e de criminalidade.

Repórter Alexandra Fernandes