Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Água e Energia – Projeto sobre Biogás em Entre Rios do Oeste: “A energia do futuro vem do campo”

Por Toni Casagrande. Publicado em 06/06/2018 às 16:03. Atualizado em 18/07/2018 às 17:04.

Vocês sabiam que resíduos orgânicos, como dejetos animais, esgoto e até grama podem ser transformados em matéria-prima para a geração de energia? Esse é o caso do biogás, que chama a atenção pelos aspectos da sustentabilidade, já que transforma um problema ambiental em energia elétrica, térmica ou combustível.

O tema costuma despertar a curiosidade, e com as crianças não é diferente. Com a mente aguçada pela criatividade, cerca de 150 alunos da Escola Municipal Presidente Médici, na cidade de Entre Rios do Oeste, desvendarem os mistérios da geração de energia com biogás durante visitas técnicas na Unidade de Produção de Biogás Cerâmica Stein.

A ação educacional foi desenvolvida pelo Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás), instalado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), com um principal objetivo: mostrar que existem alternativas sustentáveis e viáveis para a destinação correta de dejetos de suínos.

Fascinado com tudo que aprendeu, o estudante Gean Lucas Frantz, de apenas 10 anos, saiu da visita consciente da importância do biogás. “Reaproveita muitas coisas, não polui a natureza e gera eletricidade. É uma coisa muito boa”.

A assessora pedagógica Lucia Barcellos Weschenfelder explica que a temática do biogás tem sido trabalhada com todos os estudantes. “Surgiu a necessidade de se criar um projeto que viesse ajudar a todos na formação dos professores da escola, então como o município vinha já no embalo desse projeto do biogás, por que não trabalhar na escola o que vem sendo desenvolvido no município?”.

Conhecer a aplicação e as possibilidades de uso dessa energia renovável é fundamental em um município quer tem aproximadamente 5 mil habitantes e um grande potencial para a produção de biogás, com cerca de 150 mil suínos. Em breve, Entre Rios do Oeste deve “zerar” as contas de energia dos órgãos municipais e da iluminação pública. Tudo isso graças ao biogás.