Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Giro de Notícias: Começa nesta quinta-feira o pagamento do abono salarial PIS-Pasep

Por Jornalismo. Publicado em 26/07/2018 às 17:26.

Nesta sexta-feira as nuvens se deslocam sentido ao oceano. No Paraná a previsão é a de que ocorra aumento das nuvens em todo o estado. A atmosfera continua aquecida e estável entre o sudeste até a região central paranaense. Apucarana amanhece com 16ºC e a máxima chega a 29. Em Foz do Iguaçu variações de 18 a 28ºC. Em Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba mínimas de 12 e máximas de 24º. Guaíra com mínima de 18 e máxima de 29. Jacarezinho com mínima de 16 e máxima de 29 e Paranaguá com mínima de 16 e máxima de 23ºC.

 

Quatorze pessoas foram presas suspeitas de assaltos a caixas eletrônicos e carros fortes em Ortigueira, nos Campos Gerais. A ação cumpriu 32 mandados de busca e apreensão em imóveis dos investigados por comercialização de armas de fogo e venda de cápsulas de munição. A operação Oplos II foi realizada nesta quinta-feira, ela faz parte do desdobramento da Oplos I, deflagrada no ano passado. O delegado responsável pelo caso afirma que ainda há mais detalhes sobre este grupo criminoso. Por isso a investigação continua. Todos os objetos apreendidos e presos foram levados à Delegacia da Polícia Civil de Ortigueira.

 

Começou nesta quinta-feira o pagamento do abono salarial PIS-Pasep do calendário 2018-2019. No caso do PIS, o pagamento será para trabalhadores da iniciativa privada nascidos em julho, e no do Pasep é para servidores públicos com final da inscrição 0. O valor do abono varia de 80 a 954 reais, dependendo do tempo em que a pessoa trabalhou formalmente em 2017. Tem direito ao abono quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2017. É preciso ainda estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos. Para sacar o abono é preciso ir a uma agência daCaixa ou a uma casa lotérica.

 

O Tribunal de Contas identificou falhas de gestão nas universidades estaduais. Os problemas são em relação a cargos comissionados, falta de transparência e excessos na folha de pagamento. Algumas universidades não traziam diversas das informações exigidas pela Lei de Acesso à Informação, outras, não têm padronização de dados, com dificuldade de acesso e de ferramentas adequadas para consulta.  O Tribunal destaca que ainda durante o trabalho de fiscalização, algumas das universidades estaduais adotaram medidas saneadoras antes de serem notificadas. Anualmente essas instituições representam mais de dois bilhões de reais em recursos.