Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Giro de Notícias: Prefeito de Pontal do Paraná tem diplomação cassada

Por Jornalismo. Publicado em 09/08/2018 às 17:59.

A Justiça cassou a diplomação do prefeito de Pontal do Paraná, no litoral, Marcos Fioravanti. A decisão afirma que o prefeito e o vice cometeram abuso de poder econômico. A Justiça concluiu que eles tiveram gastos eleitorais antes da abertura de conta bancária, que foi verificada a existência de caixa dois na campanha que elegeu a chapa de ambos e que houve distribuição de combustíveis para captar votos de eleitores. Ainda conforme a decisão também foi identificada omissão de gastos com multas eleitorais na prestação de contas da chapa. A prefeitura de Pontal do Paraná decidiu não afastar o prefeito e o vice, pois ainda cabe recurso.

Estudantes, professores e servidores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) participaram nesta quinta-feira (9) de uma manifestação contra o corte no orçamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior, a Capes, que é a responsável por pagar as bolsas de pesquisas no Brasil. Caso confirmado, o corte nos valores destinados às bolsas prejudicará a formação de profissionais da educação básica, afetando principalmente as famílias que dependem da escola pública.

O Ministério Público Federal do Paraná anunciou, nesta quinta-feira, a devolução de mais de um bilhão de reais à Petrobras. A devolução faz parte da série de devoluções de recursos feita pela Lava Jato. A quantia é a maior já feita no Brasil. A recuperação desse dinheiro é resultado de um trabalho integrado entre o Ministério Público Federal, a Polícia Federal e a Receita Federal.