Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Gralha Confere: serviço combate a desinformação nas eleições 2020

Por Jornalismo. Publicado em 22/07/2020 às 18:41.

Começou a funcionar nessa quarta-feira uma central para a população paranaense confirmar informações que circulam nas redes sociais relacionadas ao processo eleitoral e à segurança do voto. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo Whatsapp e ou por um portal na internet. Confira os detalhes na reportagem de Amanda Yargas.

 

 

 

Nesta quarta-feira o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE) lançou a Central de Combate à desinformação Gralha Confere que vai esclarecer dúvidas durante o período eleitoral.  O presidente do TRE, desembargador Tito Campos de Paula, explicou quais os assuntos podem ser consultados através da Central.

ÁUDIO

As dúvidas podem ser enviadas para o Whatsapp do Gralha Confere pelo número +55 41 87005100. Também está disponível um site com tópicos já esclarecidos pela Central. O endereço é o gralhaconfere.tre-pr.jus.br. Para o presidente do Tribunal, o serviço é uma ferramenta de credibilidade da Justiça Eleitoral.

ÁUDIO

O desenbargador lembrou ainda que o Gralha Confere não vai esclarecer informações sobre candidatos e partidos. Neste pleito, cerca de 30mil pessoas concorrem aos cargos municipais, e o presidente considera que seria inviável acompanhar toda a desinformação produzida no estado, mas ressalta que, caso algum candidato seja vítima de fake news, o prórpio candidato ou o partido podem procurar a Justiça Eleitoral.

ÁUDIO

A iniciativa é inédita no Brasil e baseada em critérios internacionais de checagem. A central conta com o auxílio de um conselho consultivo formado por gestores de diferentes áreas da instituição. O Tribunal também anunciou uma parceria com Universidades para incentivar voluntários a trabalharem como mesários e o novo calendário para as eleições, com adiamentos por conta da pandemia. O primeiro turno vai ser realizado no dia 15 de novembro e, nas cidades que tiverem o segundo turno, a votação está marcada para o dia 29 do mesmo mês.

ÁUDIO

 

 

Repórter Amanda Yargas