Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Hospital Pequeno Príncipe amplia atendimentos com doações do IR

Por Redação. Publicado em 13/03/2019 às 09:27.

Começou na última quinta-feira e vai até 30 de abril o prazo para a entrega do Imposto de Renda 2019.  É possível destinar parte do Imposto de Renda e ajudar hospitais, projetos sociais e ONGs. O Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, mantém diversos serviços com o dinheiro arrecadado nessas doações. Confira na reportagem de Deividi Lira.

 

Há quase 100 anos, o Pequeno Príncipe é o maior hospital pediátrico do país e atende crianças e adolescentes vindos de todos os estados brasileiros. O hospital realiza por ano mais de 300 mil atendimentos, 20 mil cirurgias e 22 mil internações.  Atualmente, apenas 30% do orçamento do Pequeno Príncipe vem do governo federal, sendo que a instituição destina cerca de 70% da sua capacidade total de atendimento ao SUS. Com a crise econômica vivida por hospitais filantrópicos, o apoio da sociedade é fundamental para a manutenção dos atendimentos. Uma forma de ajudar o hospital é destinar parte do Imposto de Renda, como detalha o coordenador de Novos Projetos do Hospital Pequeno Príncipe, Antony Assumpção.

Vários projetos do Hospital Pequeno Príncipe são mantidos com as doações do Imposto de Renda. Um deles atende as famílias dos pacientes que ficam internados, como explica Antony Assumpção.

A destinação da porcentagem do Imposto de Renda também mantém projetos ligados à infraestrutura do hospital, como a compra de equipamentos.  Graças ao dinheiro das doações, no ano passado, o Pequeno Príncipe comprou um aparelho de alta tecnologia para o serviço de Hemodinâmica no valor um milhão e 800 mil reais. O equipamento permite realizar procedimentos cardíacos em crianças, como o cateterismo, por exemplo.

O potencial de doação é calculado automaticamente pelo Programa da Receita Federal. Vale lembrar que a doação pode ser feita independente se o IR é a pagar ou a restituir. O site doepequenoprincipe.org.br traz o passo a passo para quem deseja contribuir com a causa da saúde infantojuvenil. O hospital conta com a sensibilidade do contribuinte para continuar sendo referência para todo o país, no tratamento de diversas doenças e principalmente do câncer infantil.

Repórter Deividi Lira