Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Imposto de Renda: contribuinte deve informar CPF de todos os dependentes

Por Redação. Publicado em 07/03/2019 às 09:53.

Um milhão e 970 mil paranaenses devem declarar o imposto de renda este ano. O Deividi Lira entrevista a a auditora fiscal da Receita Federal no Paraná, Giovana Longo, que detalha como o contribuinte deve fazer.

 

Um milhão e 970 mil paranaenses devem declarar o imposto de renda este ano.O procedimento é obrigatório para todas as pessoas que tiveram rendimentos tributáveis a partir de R$ 28. 559, 70  durante o ano de 2018.

A regra também se aplica a quem teve bens ou direitos acima de 300 mil reais no ano passado. Para preencher o formulário da Receita Federal é preciso ter em mãos o informe de rendimento anual, disponibilizado pela empresa em que trabalha ou trabalhou e o histórico de contas bancárias. É importante ainda, apresentar recibos escolares, de atendimentos médicos e odontológicos e do plano de saúde. Nesses casos, valem as despesas do próprio contribuinte e das pessoas dependentes. E atenção: neste ano, a Receita Federal informou que será necessário acrescentar à declaração os números dos CPFs de todos os dependentes, não importando qual seja a idade. Crianças que ainda não tenham o documento deverão fazê-lo no Banco do Brasil, na Caixa Econômica Federal ou em uma agência dos Correios.