Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

INMET alerta o Paraná sobre risco de tempestade e granizo nessa terça-feira

Por Jornalismo. Publicado em 09/10/2018 às 12:09.

O Instituto Nacional de Meteorologia alerta todo o Paraná para a possibilidade de tempestade e queda de granizo nesta terça-feira, dia 9. De acordo com a instituição, o alerta de perigo é válido até às 8 horas da noite para 397 das 399 cidades do estado. Paranapoema e Jardim Olinda são as únicas cidades fora da lista.

O alerta ainda destaca os riscos que a tempestade e o granizo podem causas à rede elétrica,  plantações do estado, a queda de árvores e ainda a possibilidade de alagamentos. O aviso também esclareceu que as chuvas podem gerar os volumes de 30 a 60 milímetros em um intervalo de uma hora e ainda pode contar com rajadas de vento de até 100 quilômetros por hora.

Com isso, vale lembrar que não é recomendado que as pessoas procurem abrigo embaixo de árvores, já que elas sofrem com o risco de queda e ainda conduzem descargas elétricas. Além disso, não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Mais informações sobre como se proteger podem ser adquiridas entrando em contato com o Corpo de Bombeiro pelo telefone 193, e com a Defesa Civil, discando 99.

 

Imagem: INMET