Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Justiça eleitoral vai receber denúncias de problemas em urnas no segundo turno

Por Redação. Publicado em 16/10/2018 às 17:21.

O presidente Michel Temer disse nesta terça-feira, 16, em Curitiba que vai colaborar da melhor forma possível em um processo de transição para o novo presidente da república já a partir do dia 28 de outubro, data do segundo turno das eleições. Em 2016, segundo Temer, não houve uma transição como determinaria a Constituição. Como exemplo, o presidente, que assumiu após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, do PT, disse que quando chegou ao Palácio do Planalto todos os computadores estavam com dados apagados. Temer reafirmou que vai procurar o novo presidente para defender as reformas que lançou, mas que ainda não foram aprovadas, como a da Previdência. Em Curitiba a convite da Associação Comercial do Paraná, Temer recebeu o título Cidadania ACP, honraria máxima da associação. 

A Justiça Eleitoral prevê registrar cada reclamação de eleitor contra as urnas eletrônicas no segundo turno, que será realizado no próximo dia 28. É a medida mais efetiva tomada até agora pelas autoridades para tentar esclarecer as alegações de eleitores ou grupos políticos de que as urnas são fraudadas.Hoje, circulam pelas redes sociais informações de que houve dezenas ou centenas de milhares de denúncias de fraude no primeiro turno, mas não há registros formais.

O varejo do Paraná retomou o crescimento no início do segundo semestre. A Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) registrou crescimento expressivo em todos as bases comparativas.Em relação a julho a alta foi de 7,43%, devido às vendas adicionais do Dia dos Pais. Dentre os 12 setores pesquisados, apenas os ramos de móveis, decorações e utilidades domésticas e farmácias apresentaram reduções.Na comparação com o mesmo mês do ano anterior houve crescimento de 10,22%, com destaque para os setores de concessionárias de veículos, autopeças e materiais de construção. Já considerando o acumulado do ano, o faturamento do comércio paranaense aumentou 6,11%, principalmente pelas vendas das concessionárias de veículos devido ao aumento da procura por carros de luxo em Curitiba e Região Metropolitana e também às vendas de maquinários agrícolas na Região Oeste.

O governador eleito, Ratinho Junior, viaja amanhã ao Rio de Janeiro para um encontro com o candidato à Presidência da República, deputado Jair Bolsonaro ao qual ratificará seu apoio nas eleições do segundo turno a serem realizadas dia 28 próximo. Ratinho Junior, que esteve com Bolsonaro também no primeiro turno, será um grande aliado nesta reta final onde o candidato enfrentará o PT de Fernando Haddad e Luiz Inácio Lula da Silva. Pela manhã, às 10 horas, o governador terá um encontro com a governadora Cida Borghetti, onde discutirão os detalhes da transição do governo que começa no dia três de dezembro.