Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Mortes de jovens paranaenses por arma de fogo representam mais do que a metade do total registrado na região Sul do Brasil

Por Jornalismo. Publicado em 20/03/2019 às 16:00.

 

 

 

Mortes de jovens paranaenses por arma de fogo representam mais do que a metade do total registrado na região Sul do Brasil. Confira o Giro de Notícias com Deividi Lira.

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

 

O Paraná lidera o número de mortes de jovens por arma de fogo na região Sul do Brasil. É o que mostrou um levantamento divulgado nesta quarta-feira pela Sociedade Brasileira de Pediatria feito com os dados registrados no Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde.  No Brasil entre 1997 e 2016, mais de 145 mil jovens  com até 19 anos morreram em decorrência de disparos acidentais ou intencionais. Na região sul do país, o número de mortes de jovens paranaenses representa mais do que a metade do registrado na região, com mais de 51,87% do total de 15.636 óbitos registrados no período. No ranking nacional, Paraná aparece como o sexto estado brasileiro a contabilizar o maior número de óbitos na faixa etária pesquisada, no período. Ao todo foram 8.111 mortes.

 

195 mil paranaenses já enviaram a declaração do Imposto de Renda 2019. O balanço parcial foi divulgado pela Receita Federal. A expectativa é que em todo o estado sejam recebidas 1,970 milhão declarações até o dia 30 de abril, quando termina o prazo. Em todo o Brasil a expectativa é de que 30,5 milhões de contribuintes informem os dados ao leão.

 

O Sistema Meteorológico do Paraná divulgou que o outono, que tem início nesta quarta-feira, vai se caracterizar pela diminuição gradativa do volume de chuvas no estado. Segundo os meteorologistas do Simepar, a estação será um pouco mais chuvosa do que o normal e com temperaturas amenas, mas essas chuvas serão fracas.