Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Motoristas e cobradores realizam ato em Curitiba contra sistema de bilhetagem total

Por Jornalismo. Publicado em 13/11/2018 às 16:19.

Motoristas e cobradores do transporte coletivo de Curitiba realizam uma manifestação, nesta terça-feira, contra a proposta que pretende tornar a bilhetagem eletrônica como a única aceita pelo sistema. A categoria, que aprovou o indicativo de greve, pede que o projeto seja retirado de tramitação na Câmara Municipal de Curitiba. O argumento é que a medida cause o desemprego de seis mil trabalhadores. Além disso, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de ônibus alega que anualmente 204 milhões de reais vão deixar de ser injetados na economia local.

 

A Polícia de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, investiga a morte de uma idosa na casa de repouso onde vivia. As circunstâncias da morte da mulher de 85 anos estão sendo investigadas, no entanto, há suspeita de que ela tenha sido vítima de agressão. O corpo da mulher foi levado ao IML, que constatou agressão física como a causa da morte. A classificação é uma apuração preliminar, que precisa ainda ser confirmada na conclusão do laudo definitivo. A Secretaria de Estado da Segurança Pública confirma a instauração de um inquérito policial e informa que testemunhas estão sendo ouvidas.

 

Um projeto de lei protocolado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) propõe a redução do orçamento da casa. A proposta pede a revisão dos valores destinados do Orçamento Geral do Estado para o legislativo. A intenção é diminuir o repasse de 3,1%, como é atualmente, para 2,5% a partir do ano que vem. A iniciativa é do deputado Plauto Miró Guimarães (DEM), que é o primeiro secretário da Assembleia. A Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano que vem já foi discutida e aprovada pela Assembleia. No entanto, o deputado afirma, que mesmo assim, a revisão nos repasses poderia contar com a iniciativa do executivo.