Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

No Paraná, 1.575.944 trabalhadores têm direito de receber abono salarial PIS/Pasep

Por Jornalismo. Publicado em 22/08/2018 às 16:31.

Nos próximos dias um grupo de policiais militares vai estar nas ruas para atender casos de violência contra a mulher. O projeto é chamado de Patrulha Maria da Penha e faz parte de uma parceria entre a Polícia Militar e o Tribunal de Justiça do Paraná. Esse é um projeto piloto. A ideia é capacitar os policiais para fazer o primeiro atendimento de ocorrências de violência doméstica, por exemplo. A iniciativa prevê um reforço no atendimento dos policiais, para que eles orientem ainda mais as vítimas nestes casos.

No Paraná, um milhão quinhentos e setenta e cinco mil novecentos e quarenta e quatro trabalhadores têm o direito de receber o abono salarial do PIS/Pasep. Ao todo, o programa deve pagar R$ 1.095.582.428. No Brasil são quase 23 milhões de trabalhadores têm direito a sacar o montante equivalente a R$ 17,3 bilhões do Abono Salarial PIS/Pasep 2018-2019, do ano-base 2017. Do valor disponível nos bancos, já foi pago um bilhão de reais a um milhão de trabalhadores da iniciativa privada, o PIS, e do serviço público, o Pasep, o que corresponde a uma taxa de cobertura de 6,86% do total.

O Paraná tem 225.633 (duzentos e vinte e cinco mil seiscentos e trinta e três) eleitores que tiveram locais de votação alterados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em relação à eleição de 2016. Por contenção de gastos, do dia 1º de outubro de 2017 até agora, 471 salas de votação no Estado foram agregadas, ou seja, deixaram de existir e foram absorvidas por outras seções. No mesmo período, foram criadas 969 novas seções no Estado. Os pagamentos são escalonados conforme definido em calendário. Para os nascidos em julho, por exemplo, o prazo começou a contar no dia 26 do mês passado. Já para os trabalhadores que fazem aniversário em agosto, o razo comeou a contar a adartir do no dia 16 deste mês. Mas para todos os beneficiários o prazo final é no dia 30 de junho de 2019.