Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

O número de homicídios dolosos no primeiro semestre cai 10% no Paraná

Por Redação. Publicado em 25/09/2018 às 09:05.

O número de homicídios dolosos no primeiro semestre deste ano no Paraná teve redução de quase 10% em relação ao mesmo período do ano passado, foram 1.123 casos registrados em 2017, diminuindo para 1.016 ocorrências de janeiro a junho de 2018.Foram 107 mortes a menos, segundo dados da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp). O número é o menor já registrado desde 2007, quando iniciou o levantamento. Em Curitiba, a queda foi ainda mais significativa: reduziu de 177 para 152 casos nos seis primeiros meses do ano. Uma diminuição de 14,12%. E quando comparado ao ano de 2010, a redução é de 62%. Em 193 municípios do Paraná, quase metade das cidades do Estado, não foi registrado nenhum homicídio doloso nos primeiros seis meses de 2018.

Pela primeira vez, o Brasil terá uma missão da OEA (Organização dos Estados Americanos) observando as eleições gerais. Um grupo de especialistas já fez uma visita preliminar ao país e voltará para acompanhar a realização das votações em 15 estados brasileiros. Para o diretor do Departamento para a Cooperação e Observação Eleitoral da OEA, Gerardo de Icaza Hernandez, não há motivo para desconfiar do sistema de urna eletrônica do Brasil. A equipe vai observar aspectos como participação de mulheres e impacto das mudanças no financiamento eleitoral de 2014 para cá.

Foi publicado pelo DER o edital para tirar do papel o binário de Praia de Leste, no litoral do estado.  A obra no balneário de Praia de Leste, em Pontal do Paraná, pode acabar com os congestionamentos. Hoje ao cesso é feito em estrada de mão dupla e pista simples e registra filas de duas, três horas em épocas de alto movimento. O binário de Praia de Leste deve ter extensão de pouco mais de dois quilômetros e será formado pela PR-412 e a rua Iguaçu e prevê ainda a melhoria da sinalização e serviços de pavimentação e drenagem.
A obra deve ter valor máximo de R$ 9,8 milhões. As empresas interessadas têm prazo até 25 de outubro para enviar as propostas e os documentos de habilitação.