Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Operação da ANP interdita postos no Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 26/08/2019 às 10:13.

Uma fiscalização da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que se encerrou na sexta-feira interditou postos em várias regiões do Paraná. Entre as irregularidades encontradas estavam produtos adulterados. Confira na reportagem de Alexandra Fernandes.

 

 

 

 

 

 

Trinta e cinco postos de combustíveis no Paraná foram interditados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) durante uma série de fiscalizações. De acordo com o balanço divulgado na última sexta-feira (23), foram vistoriados 183 postos de combustíveis e uma distribuidora, entre os dias 17 e 22 de agosto. As ações aconteceram em 16 municípios do estado e foram feitas com base em denúncias recebidas pela agência e em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem). De acordo com o Superintende de Fiscalização de Combustíveis da ANP, Francisco Neves, entre as irregularidades estavam desvios de combustível durante o abastecimento e postos fora dos padrões de qualidade.

Ao todo, 31 bicos de bombas forneciam volumes abaixo do que era registrado. Em um dos casos, na Região Metropolitana de Curitiba, eram desviados pouco mais de um litro de combustível a cada 20 abastecidos. Além disso, dois postos que funcionavam na capital e um em Foz do Iguaçu, no oeste, utilizavam solventes para compor a gasolina. Os estabelecimentos que foram autuados ou interditados podem receber multas com valores entre R$ 20 mil e R$ 5 milhões de reais. Ainda, segundo a agência, em alguns casos devem ser aplicados processos administrativos e penais.

Qualquer cidadão pode encaminhar denúncias de irregularidades no mercado de combustíveis pelo telefone 0800 970 0267 ou no site anp.gov.br.

Repórter Alexandra Fernandes