Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Operação Mata Atlântica em Pé confirmou desmatamento de 5.285 hectares no país

Por Jornalismo. Publicado em 18/09/2018 às 15:49.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, o Gaeco, cumpre cinco mandados de busca em uma operação que investiga a sonegação fiscal. Os mandados são cumpridos em residências, empresas e escritórios localizados em Curitiba, nas regiões metropolitanas Pinhais e Campo Largo e na cidade de São Paulo. A operação foi batizada de Óxido. A operação investiga ilícitos na área de sonegação fiscal, falsidade documental e lavagem de dinheiro. A investigação é sobre empresários que criam empresas de fachada, que logo fecham e assim o Estado não consegue cobrar os débitos Mas na verdade o que acontece é que essas empresas são substituídas por outras com a mesma finalidade, o que dificulta a cobrança de impostos. Dessa forma, esses empresários continuam as atividades em empresas que funcionam regulamente, mas que não geram débitos tributários, que são lançados nas empresas de fachada. Todo esse esquema confere às empresas uma estabilidade com a Receita Estadual e os credores. O valor dos débitos não pagos que já apurados totalizam quase 40 milhões.

 

A Operação Mata Atlântica em Pé confirmou o desmatamento de 5.285 hectares em todo o país. Esse número equivale a aproximadamente 5.000 campos de futebol. Os dados são de órgãos ambientais e Ministérios Públicos de 15 estados brasileiros. De acordo com o balanço final, em cinco dias de ação, foram fiscalizadas 517 propriedades definidas a partir de imagens de satélite. Durante a operação, foram apreendidos aproximadamente sete mil e quatrocentos metros cúbicos de madeira. Que é o equivalente a cerca de 870 caminhões carregados, também foram emitidas multas no valor total de vinte milhões de reais. A Operação Nacional Mata Atlântica em Pé teve o objetivo de proteger e recuperar o bioma a partir da identificação das áreas degradadas nos últimos anos e dos responsáveis pelas agressões.

 

O primeiro boletim da dengue no novo período epidemiológico aponta 10 casos da doença no Paraná. Foram 10 casos em 42 dias. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde registrados das últimas semanas. Seis casos foram contraídos dentro do Estado, nos municípios Foz do Iguaçu com dois casos, em Matelândia, São Miguel do Iguaçu, Paranavaí e Rolândia com um caso cada. Outras quatro ocorrências da doença foram importadas. A prevenção contra o mosquito aedes aegypti, transmite a dengue, é feita evitando a procriação do mosquito, que utiliza água parada para botar os ovos e desenvolver as larvas. Por isso, é preciso manter caixas, tonéis e barris de água fechados, guardar garrafas de vidro ou plástico viradas de boca para baixo, colocar o lixo em sacos bem vedados, além de colocar areia em pratinhos de vasos de flor.