Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná chega a 104 mortes por gripe, segundo Secretaria da Saúde

Por Jornalismo. Publicado em 05/09/2019 às 16:40.

Até agora foram registradas 104 mortes por gripe em todo o Paraná. Os dados do último balanço feito pela Secretaria de Estado da Saúde demonstraram que o maior risco da doença está na população idosa.

Foto: Divulgação Ministério da Saúde

 

 

 

 

 

 

Mais três mortes por gripe foram confirmadas no Paraná na última semana, de acordo com o boletim da Influenza, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Desde  o início de janeiro deste ano já foram 104 óbitos pela doença.

Segundo a Secretaria, as últimas mortes ocorreram em Curitiba, uma mulher de 93 anos; São Mateus do Sul, uma mulher de 82 anos; e em Foz do Iguaçu, uma mulher de 78 anos. Além da idade, considerada como fator de risco, as mulheres apresentavam outras doenças crônicas e não foram vacinadas.

A faixa estaria acima de 60 anos é a que registra o maior número de mortes pela doença, são 53,85% dos casos. De acordo com o chefe da Divisão de Doenças Transmissíveis da Secretaria Estadual da Saúde, Renato Lopes, o principal fator são doenças associadas.

O Paraná tem 527 casos confirmados de gripe. O vírus que está em maior circulação é o H1N1, são 446 casos. A Região Metropolitana de Curitiba é a área com mais casos, são 171. Na sequência aparecem Foz do Iguaçu, com 58; Ponta Grossa, com 36, e a região de Maringá, com 25 casos. De acordo com a Secretaria da Saúde, todos os subtipos da gripe são transmitidos pelo contato com gotículas da saliva e secreções respiratórias de pessoas infectadas. O vírus pode ficar ativo de duas a oito horas em várias superfícies. Por isso, a recomendação para a higiene frequente das mãos ajuda a reduzir as chances de contaminação.

Entre os sintomas da gripe estão febre alta (acima de 38°), dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse.

Repórter Alexandra Fernandes