Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná tem novo modelo de placa padrão Mercosul

Por Jornalismo. Publicado em 17/12/2018 às 15:54.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

 

Começa a valer nesta segunda-feira (17) no Paraná o novo modelo de placa para automóveis padrão Mercosul. A mudança atende uma determinação do Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran. A placa traz itens de segurança que permitem a rastreabilidade por meio de QR code praticamente impedindo a clonagem. Na sequência deverá ser implantado um chip no novo modelo. A exigência passa a valer para casos específicos, como primeiro emplacamento e aquisição de novo veículo.

 

O Paraná tem novas regras sobre o uso dos agrotóxicos. As novas regras, envolvendo o uso e manejo dos agrotóxicos,  devem aumentar a fiscalização agropecuária, melhorar a sanidade vegetal e aprimorar a proteção do meio ambiente e dos trabalhadores rurais. Uma das mudanças diz respeito à aplicação dos agrotóxicos nas lavouras, que agora segue critérios mais exatos, com controle via GPS e satélites. No Paraná, 136 engenheiros agrônomos, vinculados à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, realizam o trabalho de fiscalização do uso de pesticidas. As normativas do Estado não ferem a legislação federal.

 

A Justiça Estadual revogou a prisão de Cleverson Vargas, um dos réus no processo que apura a morte da youtuber Isabelly Cristine Santos. Isabelly, de 14 anos, foi baleada na cabeça em fevereiro deste ano, em Pontal do Paraná. O motorista do carro em que a adolescente estava teria sido fechado pelo veículo dos irmãos Cleverson e Everton Vargas. De dentro do automóvel deles, foram efetuados três disparos. Um atingiu a cabeça da adolescente, que chegou a ser hospitalizada, mas morreu horas depois. Everton Vargas foi indiciado por homicídio qualificado e por porte ilegal de arma, já Cleverson, foi denunciado ter participado do crime e também por embriaguez ao volante. Os advogados afirmam que é direito do acusado responder em liberdade.