Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná tem o maior índice de endividados do país e 10% deles não conseguirão pagar as dívidas em 2018

Por Jornalismo. Publicado em 09/11/2018 às 10:26.

Quase 90% dos paranaenses estão endividados e 10% deles não terão como quitar suas contas neste final de ano. Isso é o que diz a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e divulgada pela Fecomércio do Paraná. O estado tem o maior índice de endividados do País.
Apesar disso, a pesquisa mostrou que a situação já foi pior. O número de famílias com contas atrasadas caiu 1,6% de setembro para outubro. Já a proporção de endividados que não terão condições de quitar suas dívidas baixou 1,2% no mesmo período. A pesquisa também mostra onde se encontra a dívida do paranaense. O cartão de crédito é o principal portador das dívidas, tendo sido mencionado por 70,1% dos paranaenses no mês de outubro.

Em medida cautelar, o Tribunal de Contas do Estado determinou a suspensão de pagamentos as empresas que integram o consórcio investigado e a indisponibilidade de bens de cinco dirigentes do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná. A decisão foi homologada pelo Pleno do Tribunal de Contas na sessão de quarta-feira, dia 7. O consórcio foi contratado para serviços de supervisão e acompanhamento de projetos na região dos Campos Gerais. A Inspetoria de Controle Externo identificou prejuízos aos cofres do estado que passam dos três milhões de reais, cerca de 12% do total do contrato. Entre as irregularidades apuradas está a prática de nepotismo. O TCE também encaminhou o processo para o Ministério Público do Paraná.

A família Brittes, acusada pela morte do jogador Daniel Corrêa Freitas, foi transferida da Delegacia de São José dos Pinhais na tarde desta quinta-feira, dia 8. Cristiana e Allana Brittes foram levadas para a Penitenciária Feminina de Piraquara, enquanto Edison Brittes foi levado para o Instituto Médico Legal, onde irá passar por exame de corpo de delito. Em seguida, o homem será transferido para o Centro de Triagem 1, em Curitiba.