Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

PF abriu 469 inquéritos para investigar crimes nas Eleições 2018

Por Comunicação. Publicado em 22/10/2018 às 14:53.

A Polícia Federal (PF) abriu 469 inquéritos para investigar crimes eleitorais no primeiro turno da campanha deste ano. Além disso, 455 pessoas foram conduzidas para depoimentos e outros 266 apreendidos. O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann fez um alerta para quem divulga notícias falsas. De acordo com o ministro, o anonimato na internet não existe e a Polícia Federal tem tecnologia e recursos humanos para chegar em quem comete este tipo de crime.

 

A partir desta semana, anterior ao segundo turno das eleições 2018, nenhum eleitor vai poder ser preso ou detido. Com exceção aos casos de flagrante delito e ainda se houver sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou desrespeito a salvo-conduto. Isso porque essa determinação está prevista no artigo 236 do Código Eleitoral.

 

Equipes de eletricistas da Copel estão há mais de uma semana para restabelecer a energia na região de Maringá. Em todo o Estado, mais de 500 mil locais ficaram sem o serviço durante os temporais da semana passada. A região noroeste foi atingida pela chuva forte, além de ventos de até 110 km/h e a queda de 200 árvores. De acordo com a Defesa Civil da cidade, esse foi o pior temporal visto nos últimos anos.

 

Mais de 12 bilhões de reais devem ser injetados na economia do estado até o final do ano por conta do pagamento do 13º salário. Esse valor representa em torno de 2,9% do PIB estadual, e deve beneficiar cerca de 5 milhões de paranaenses. No ano passado o 13º injetou R$ 11 bilhões na economia. Em relação a 2018, o aumento do valor do benefício é de 13%, isto se deve pelo avanço da renda média no Estado que cresceu 5%. A primeira parcela do 13º deve ser paga até o dia 30 de novembro e a segunda deve sair até o dia 20 de dezembro. A média de valor do 13º salário no estado é de R$ 2.874.

 

Um agente carcerário da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu vai responder por improbidade administrativa. O agente teria facilitado a entrada de 18 celulares, 22 carregadores e oito memórias para celular, além de fumo, giletes e isqueiros. Ele teria facilitado a entrada dos itens ao deixar de revistar a bolsa de uma visitante, colocando os pertences dela em um local onde ficam os produtos já vistoriados. Os materiais só não chegaram aos presos porque outros servidores desconfiaram da conduta do colega e o impediram. O Ministério Público afirma que o servidor desrespeitou os princípios previstos no artigo 37 da Constituição Federal e agiu em desacordo com regulamentos e portarias que norteiam o recebimento de produtos na Penitenciária.